Avançar para o conteúdo principal

Fragmentos

Mulher de Algas desenho de Elagabal Aurelius Keiser em tinta-da-china sobre papel de arroz.
Algumas das livrarias independentes onde encontrar:

- Tigre de Papel
- Flâneur
- Snob
- Distopia
- Culsete
- Ler Devagar
- Miosótis


~~~~~

"[...] Foi há quinze anos, vinda de uma Londres já inexistente, que aqui aterrou. Procurava algas na SoHo lisboeta, e anéis de prata em pedra turquesa no ourives que fechou sete anos depois. A pedra azul era rara e trazia sorte e paz segundo persas numa loja antiga que descobri em solo britânico e li no ano anterior de forma sequiosa. Avidamente ou saudosamente, ainda que deteste a palavra saudade, por cheirar que tomba a nacionalismo.

wakamé

Bicho bicha amarga
migalhinha comichosa
entre-dentes quebrando
tal malga, miso e couves.

Descíamos ao Leteu.
Mulheres de algas
presas em longas caudas
bebiam para esquecer
enquanto gritavam a Saturno
nada ter sentido
sequer existido
dissolventes
como rio entre-risos.

Esmagava-as na chuva de peixe.
com parcos gestos, desarraigando signos
onde almas faladoras superiores
de fala inferior
desagregadas da expressão
por via dos sentidos comuns
desapareciam todos os meses [...]"
_________
*Colecção ثريا
autora: Soraia Simões de Andrade
composta por 7 cadernos - livrinhos
I, Abril de 2023
Paginação: Fernando Ramalho





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fragmentos

  Já anda por aí o número 4 do Cavalo Velho. Uma edição da VS Editor com a direcção de Diogo Paiva e João Bicker. Fica aqui uma imagem com o meu contributo, um pequeno ensaio meio free-jazz onde a intérprete Elizeth Cardoso, a dama que celebrizou "Barracão" [de Zinco ], o escritor e as escritoras Aimé Césaire, bell hooks, e Marguerite Yourcenar dialogam com o repertório da escritora-catadora de cartão e de sonhos Carolina Maria de Jesus.

Fragmentos

EP 6 -  Da morte ontológica da arte ao Karaoke Bar nos escombros #6 Para ouvir podem subscrever o Intempérie no SoundCloud ou no Spotify . A “morte da arte” não implica que os ditos “artistas” venham a cessar a sua actividade industrial, essa produção de insólitas mercadorias para decoração dos apartamentos vazios e alvíssimos de Manhattan, e dos salões também brancos das galerias, ou performances e eventos para animar a black box do centro cultural da esquina. Todavia, a arte perdeu o seu lugar de privilégio: pouco revela sobre a verdade (Hegel), não orienta as alminhas deste purgatório para o além ideal (Platão), já não progride segundo narrativa temporal provida de τέλος (Danto) e deixou de conseguir ser ponto de fuga ao mercado, à alienação e ao circuito controlado e totalitário das imagens (Baudrillard). Tentaremos aqui também esboçar os prolegómenos a toda a ilusão contemporânea e futura: a fé supersticiosa de que ainda podemos ser “artistas”, quando a realidade é apenas de...

Fragmentos

Excerto PT ~ Antes da viagem transformei a antiga bobine de cabos industriais em mesa que logo suportou velhos periódicos. Ia de novo a Berlim. Encarava aqueles pedaços de papel não como arquivo, mas como matéria de investigação subjectiva em ligação crescente à cidade. Diferente dos antigos apparatchik do aparelho político, que organizam a opressão com a paciência burocrática dos mesquinhos, a montagem desses fragmentos conservava as estirpes efémeras, que o tempo procurou apagar. Eles dialogavam com os de hoje, como se os do presente nada pudessem ser sem a sua existência. As releituras ganhavam novas sinuosidades, mais evasivas, cada vez que, à noite, nos dormitórios femininos onde descansava, contava a outras viajantes a minha obsessão com esta cidade. Falava dela como se fosse entidade ética, onde a história nunca deixa entorpecer a vigilância. Os dormitórios em Berlim são o último sopro comunitário do nómada. Nunca fico em hotéis, os hotéis são para quem possui identidade fixa, s...