Avançar para o conteúdo principal

Fragmentos

 ___
Aqueles traços pouco comedidos de uma pessoa que se fazem à maneira de um esquisso (imaginemos aqui uma cornucópia), precisam de ser esquecidos.
Mas, pelo caminho, há os que se acham e os que se chocam na tentativa de encontrar uma forma, uma imagem acústica, uma síntese da vontade que não desbarate os traços, não destroça até estes estarem circunfusos, destituídos de sentidos.
Na expressão do pensamento através das palavras escritas é igual. As opções por um traço mais e menos comedido são significativas; isto é, para quem está habituado à leitura não embriagam a visão e, mais do que acerca do enunciado, dizem-nos coisas sobre o enunciador. No entanto, o apreço pelas palavras empoladas ao invés das dúcteis, pelo esvaziamento dos sentidos, ou das ideias, em detrimento da verdade, não será com certeza maior que o medo da demência, quando nem os traços nem as palavras forem já necessários por ser esta mais temível que ambos e nada do que possamos tentar exprimir através dos traços, das palavras, será mais horrível do que a fatuidade ou perder o chão.



____

°

°

°

#Fragmentar #kraut #poesiasonora

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fragmentos

  Já anda por aí o número 4 do Cavalo Velho. Uma edição da VS Editor com a direcção de Diogo Paiva e João Bicker. Fica aqui uma imagem com o meu contributo, um pequeno ensaio meio free-jazz onde a intérprete Elizeth Cardoso, a dama que celebrizou "Barracão" [de Zinco ], o escritor e as escritoras Aimé Césaire, bell hooks, e Marguerite Yourcenar dialogam com o repertório da escritora-catadora de cartão e de sonhos Carolina Maria de Jesus.

Fragmentos

EP 6 -  Da morte ontológica da arte ao Karaoke Bar nos escombros #6 Para ouvir podem subscrever o Intempérie no SoundCloud ou no Spotify . A “morte da arte” não implica que os ditos “artistas” venham a cessar a sua actividade industrial, essa produção de insólitas mercadorias para decoração dos apartamentos vazios e alvíssimos de Manhattan, e dos salões também brancos das galerias, ou performances e eventos para animar a black box do centro cultural da esquina. Todavia, a arte perdeu o seu lugar de privilégio: pouco revela sobre a verdade (Hegel), não orienta as alminhas deste purgatório para o além ideal (Platão), já não progride segundo narrativa temporal provida de τέλος (Danto) e deixou de conseguir ser ponto de fuga ao mercado, à alienação e ao circuito controlado e totalitário das imagens (Baudrillard). Tentaremos aqui também esboçar os prolegómenos a toda a ilusão contemporânea e futura: a fé supersticiosa de que ainda podemos ser “artistas”, quando a realidade é apenas de...

Fragmentos

Excerto PT ~ Antes da viagem transformei a antiga bobine de cabos industriais em mesa que logo suportou velhos periódicos. Ia de novo a Berlim. Encarava aqueles pedaços de papel não como arquivo, mas como matéria de investigação subjectiva em ligação crescente à cidade. Diferente dos antigos apparatchik do aparelho político, que organizam a opressão com a paciência burocrática dos mesquinhos, a montagem desses fragmentos conservava as estirpes efémeras, que o tempo procurou apagar. Eles dialogavam com os de hoje, como se os do presente nada pudessem ser sem a sua existência. As releituras ganhavam novas sinuosidades, mais evasivas, cada vez que, à noite, nos dormitórios femininos onde descansava, contava a outras viajantes a minha obsessão com esta cidade. Falava dela como se fosse entidade ética, onde a história nunca deixa entorpecer a vigilância. Os dormitórios em Berlim são o último sopro comunitário do nómada. Nunca fico em hotéis, os hotéis são para quem possui identidade fixa, s...