Avançar para o conteúdo principal

Fragmentos

 __

Antes de contarmos histórias, herdámos uma

[The Call Up]

Neste sete de Dezembro, 46 anos depois de andar às voltinhas na barriga da Ermelinda, Minda para nós, o tio João, grande borracho ainda hoje, com pouquíssimos anos de diferença da sobrinha, influência poderosa durante a adolescência, ouvia na salinha de espera da Maternidade Bissaya Barreto The 101ers (primeiro grupo de John "Woody" Mellor, Joe Strummer), cinco anos depois assistia ao primeiro concerto de Clash, banda seguinte de Joe.
Tinha a sobrinha, eu, claro pásss, isto é um relato ... cinco anos.
A dona Laurinda que nos tirava o quebranto por poucos escudos nos arrabaldes da cidade dos estudantes, dos palermas, e dos futricas, disse que alguns fetos sabiam mais do que os asnos nas cidades pensam acerca dos primeiros embates no mundo; é de mestra, a existir passagens de merda para quê tanta pressa? – e se a sobrinha demorou a sair, até aí deu um trabalhinho incomum à mãe, uma cicatriz bem visível no ventre resultante da cesariana, sempre que preciso fácil desnudar para não esquecer como cheguei aqui: muito zangada, ao fim da noite do dia 7 de Dezembro. Às vezes não há como não evocar todas as possibilidades e ligações sem remate anunciado, até as dos anos que a vida asfixiou, ou eles a vida. A valer-se de todas as memórias das imagens presentes, antes declinadas: as ovelhas, as cabras, os bezerros em baixo da primeira casa no Lagar assim aquecida nesta altura do ano antes de eles abalarem uns tempos por novos pastos, de um jovem enfermeiro da família que a apanhou a ler aos três anos, ler mesmo, tudo o que aparecia, do Borda d'Água ao Alice, até uma frase inteira num diário, O Despertar.
Vim de uma terra que já não existe, como tantos da minha geração que quis quando deixei de ter, transitória, polida, outrora fértil, imunda, onde havia muitos armários vernaculares cheios de cruzetas que penduravam sempre os mesmos casacos pretos – 'oh égua' para cima e baixo –, quando abria a porta havia fressuras e chascas, sapatilhas, cagaréus, cachopos, estrugidos, nespereiras, tordos, toupeiras, urzes e acácias-mimosa, suínos, ovinos e caprinos, esqualos, bogas, e bastava dez minutos para ver a Cabra do Miradouro de Santa Clara onde bebíamos um fino ao fim do dia, descer ao largo da portagem de bicicleta, subir às Monumentais para ouvir pela última vez Carlos Paredes. Depois veio Londres, quanto a Lisboa, é uma cidade porreira, por vezes, muitas vezes, alienada, mas... a colhe bem.

Adenda: aqui a sobrinha, foi duplamente privilegiada, conheceu Joe Strummer em Espanha, dois anos antes de ele se ir, depois da actuação com Mescaleros.
___
º
º
º


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fragmentos

  Já anda por aí o número 4 do Cavalo Velho. Uma edição da VS Editor com a direcção de Diogo Paiva e João Bicker. Fica aqui uma imagem com o meu contributo, um pequeno ensaio meio free-jazz onde a intérprete Elizeth Cardoso, a dama que celebrizou "Barracão" [de Zinco ], o escritor e as escritoras Aimé Césaire, bell hooks, e Marguerite Yourcenar dialogam com o repertório da escritora-catadora de cartão e de sonhos Carolina Maria de Jesus.

Fragmentos

EP 6 -  Da morte ontológica da arte ao Karaoke Bar nos escombros #6 Para ouvir podem subscrever o Intempérie no SoundCloud ou no Spotify . A “morte da arte” não implica que os ditos “artistas” venham a cessar a sua actividade industrial, essa produção de insólitas mercadorias para decoração dos apartamentos vazios e alvíssimos de Manhattan, e dos salões também brancos das galerias, ou performances e eventos para animar a black box do centro cultural da esquina. Todavia, a arte perdeu o seu lugar de privilégio: pouco revela sobre a verdade (Hegel), não orienta as alminhas deste purgatório para o além ideal (Platão), já não progride segundo narrativa temporal provida de τέλος (Danto) e deixou de conseguir ser ponto de fuga ao mercado, à alienação e ao circuito controlado e totalitário das imagens (Baudrillard). Tentaremos aqui também esboçar os prolegómenos a toda a ilusão contemporânea e futura: a fé supersticiosa de que ainda podemos ser “artistas”, quando a realidade é apenas de...

Fragmentos

Excerto PT ~ Antes da viagem transformei a antiga bobine de cabos industriais em mesa que logo suportou velhos periódicos. Ia de novo a Berlim. Encarava aqueles pedaços de papel não como arquivo, mas como matéria de investigação subjectiva em ligação crescente à cidade. Diferente dos antigos apparatchik do aparelho político, que organizam a opressão com a paciência burocrática dos mesquinhos, a montagem desses fragmentos conservava as estirpes efémeras, que o tempo procurou apagar. Eles dialogavam com os de hoje, como se os do presente nada pudessem ser sem a sua existência. As releituras ganhavam novas sinuosidades, mais evasivas, cada vez que, à noite, nos dormitórios femininos onde descansava, contava a outras viajantes a minha obsessão com esta cidade. Falava dela como se fosse entidade ética, onde a história nunca deixa entorpecer a vigilância. Os dormitórios em Berlim são o último sopro comunitário do nómada. Nunca fico em hotéis, os hotéis são para quem possui identidade fixa, s...