Avançar para o conteúdo principal

Fragmentos

 ___
facínoras, hein?

Arapuca de bambu
Cutucada no melro.

Compus no seguimento
de uma frase musical
laços cínicos, desejados
pela forma. Da mesma forma
de sempre.

O cinismo começa a ser,
de resto, a par da memória
e da inteligência artificial,
a melhor faculdade humana 
deste século. A melhor.
A pior 
talvez seja 
o excesso de pudor.

No princípio eram símbolos e ética.
No fim era autonomia
(direitos e escolha).

Os rituais deram lugar ao destino.
O sagrado deu lugar ao profano.
As orações deram lugar aos narcóticos.
A crença deu lugar à medicina.
O debate deu lugar ao cancelamento.
O confronto deu lugar à culpa.
Resta o desconforto 
e um divã eutímico.

Acúleo 

Acúleo no bancamp: https://aculeo.bandcamp.com/album/ac-leo
Acúleo no Instagram: https://www.instagram.com/aculeospokenword/
Acúleo no Facebook: https://www.facebook.com/aaculeospokenword/
Vídeos Acúleo: https://www.youtube.com/@aculeospokenword/

Que quimera é, então, o homem, Pascal? E a mulher?
Que perversa, cruel, caótica, que prodigiosa!
Juíza de todos os temas e não temas,
lombriga substituta,
reservatório da verdade e da inocência,
fossa de incerteza e do erro,
da glória e da escória do planeta...

● intro-quimera
● manietar o mal
● verdes foram os anos
● facínoras, hein?
● osga
● natrix
● mal altruísta
● mondego
● corpo finito

______


https://aculeo.bandcamp.com/album/ac-leo



_____


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fragmentos

  Já anda por aí o número 4 do Cavalo Velho. Uma edição da VS Editor com a direcção de Diogo Paiva e João Bicker. Fica aqui uma imagem com o meu contributo, um pequeno ensaio meio free-jazz onde a intérprete Elizeth Cardoso, a dama que celebrizou "Barracão" [de Zinco ], o escritor e as escritoras Aimé Césaire, bell hooks, e Marguerite Yourcenar dialogam com o repertório da escritora-catadora de cartão e de sonhos Carolina Maria de Jesus.

Fragmentos

EP 6 -  Da morte ontológica da arte ao Karaoke Bar nos escombros #6 Para ouvir podem subscrever o Intempérie no SoundCloud ou no Spotify . A “morte da arte” não implica que os ditos “artistas” venham a cessar a sua actividade industrial, essa produção de insólitas mercadorias para decoração dos apartamentos vazios e alvíssimos de Manhattan, e dos salões também brancos das galerias, ou performances e eventos para animar a black box do centro cultural da esquina. Todavia, a arte perdeu o seu lugar de privilégio: pouco revela sobre a verdade (Hegel), não orienta as alminhas deste purgatório para o além ideal (Platão), já não progride segundo narrativa temporal provida de τέλος (Danto) e deixou de conseguir ser ponto de fuga ao mercado, à alienação e ao circuito controlado e totalitário das imagens (Baudrillard). Tentaremos aqui também esboçar os prolegómenos a toda a ilusão contemporânea e futura: a fé supersticiosa de que ainda podemos ser “artistas”, quando a realidade é apenas de...

Fragmentos

Excerto PT ~ Antes da viagem transformei a antiga bobine de cabos industriais em mesa que logo suportou velhos periódicos. Ia de novo a Berlim. Encarava aqueles pedaços de papel não como arquivo, mas como matéria de investigação subjectiva em ligação crescente à cidade. Diferente dos antigos apparatchik do aparelho político, que organizam a opressão com a paciência burocrática dos mesquinhos, a montagem desses fragmentos conservava as estirpes efémeras, que o tempo procurou apagar. Eles dialogavam com os de hoje, como se os do presente nada pudessem ser sem a sua existência. As releituras ganhavam novas sinuosidades, mais evasivas, cada vez que, à noite, nos dormitórios femininos onde descansava, contava a outras viajantes a minha obsessão com esta cidade. Falava dela como se fosse entidade ética, onde a história nunca deixa entorpecer a vigilância. Os dormitórios em Berlim são o último sopro comunitário do nómada. Nunca fico em hotéis, os hotéis são para quem possui identidade fixa, s...