Avançar para o conteúdo principal

Fragmentos

Perverter tradições: Masculino-Feminino, Erotismo-Poder, Máquinas-Humano

O segundo episódio do Popol Bugpodcast que tenho com o Bruno Peixe Dias, já pode ser escutado 



com Bruno Peixe Dias e Soraia Simões de Andrade
(Bruxelas-Lisboa)

Conversas anartísticas sem guião pontuadas por histórias e músicas entre dois autores melómanos; às quais se juntam, algumas vezes, outros autores melómanos indiferentemente da disciplina artística em que laboram.


Voltámos a perambular pelas  estantes de discos e livros, harmonizando — entre intervalos, mistérios, realidade, biografias pessoais e fantasia —, a mesma perversão de códigos do primeiro programa, quer no que diz respeito à notação musical como a elementos linguísticos e sonoros. Os corpos trazidos à luz neste segundo episódio são de mulheres: autoras, compositoras e performers que desafiaram tradições penosas e lampejos de uma língua presa às bíblias e demais determinismos de fonte comum.

Autoras que subverteram ou subvertem a tradição, o masculino, o feminino, as máquinas, até teomitias religiosas. Intérpretes que talharam raízes e lapidaram com fino  esmero dispositivos tecnológicos, procurando ressignificar noções de presencialidade, erotismo, poder e identidades.

Na orquestra polifónica de hoje convivem arranjos e disposições lexicais incomuns, sinfonias, improvisações e tumultos, títulos de livros e editoras. Um mundo de oficinas poéticas, baixos, baterias e mbiras. 

Dilaceramos os fantasmas presos à memória mais selectiva e percutimos detalhes mais e menos impressivos destas vidas que, graças (e glória) às artes musicais, reluzem e se refugiam nas claves omissas dos sentidos.

Nota: além dos discos, há livros e textos mais e menos ensaísticos sugeridos nesta conversa ao correr das músicas (terão de escutar o episódio)


2024 edição de Paulo Lourenço (músico e engenheiro de som)
AH!, associação Mural Sonoro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fragmentos

  Perséfone, pintura Elagabal Aurelius Keiser FEMICÍDIO Soraia Simões de Andrade no prelo I Muitas mulheres escolheram o suicídio para não serem capturadas pela turba e convertidas à monogamia à força.  Onde se escondeu a pecaminosa que não a encontro há horas e quase me enlouquece? Será que a provocar me anda perpetrando o ego tal e qual as coptas que vivem no medo?  Os enamorados do século vinte e um não se consolam com fotografias das férias nas redes sociais. Perséfone Tinha em si a impermanência Das coisas do mundo Se a alma não fosse anciã  para onde correria o medo mergulhado nos teus olhos risonhos tão subterrâneos? Tocava tarola no belvedere Pedal eléctrico não era Gaveta aberta goela presa Virgem ficou pr'apoiar o meu no teu pé Sem pão não havia tesão nem  jazz aquecia nem vinho adormecia A ira ao bácoro capado, cómodo, agreste escrevia ou cantava: Vercoquin et les amis Nix Tingira na parede do Motel outro lado do mapa antes da fatídica noite, a heteronormatividade é a or

Fragmentos

          O Imenso Comércio do Nada VIII À procura da Ideologia democrática enquanto trauteia Cuidado Casimiro, cuidado Casimiro cuidado com as imitações...         A democracia tem cancro.   Se todos os pensamentos são fluxo é intolerável pôr-lhes uma cerca.      Num meio pós-cultural tão exíguo como o português, muitas das mulheres que exibem como pensam fazem-no sob o jugo da adaptabilidade. Mi steriosas, guardam todos os trunfos para quando acharem melhor  tirar o tapete às falsas contrapontorias de quem nunca largou o reino da mediocridade humana, nem famílias com heranças nefastas ou as uniões de factos sociaizinhas. Toda a mulher sabe que ser chulo social é uma grande valência, não interessa tanto a vocação, a aptidão,  a magia de ser sem cedências. Sabe que num ambiente assim, importante para um chulo é passar de fininho pela vida, evidenciar a sua existência fingindo que a viveu para lá das ruminações características das psicoses, não deixam de ser formas de vida  humana, tal

Fragmentos

O Imenso Comércio do Nada XIII:  moral intergeracional Ontem no café do meu bairro um vizinho, ex-militar, combatente de Abril, dizia-me no seu jeito encanitado: – O activismo de hoje crê ser o grande beneficiário do progresso. Acenei mais ou menos afirmativamente, mas com uma provocação: – O senhor estaqueou o andamento no Bloom d’ A Cultura Inculta ? Terei dito algo mais, circunstancial de certeza, não consigo sequer lembrar para poder reproduzir. Acho que o compreendo melhor hoje do que há um ano, altura em que me mudei para este bairro. Cada vez mais fala-se muito sobre pouco, é um falar à superfície, uma fala reservada sempre que se pode; garantindo alguma inviolabilidade a uma espécie de teleologia que se reconstrói ou metamorfoseia amiúde (sintomas de uma patogenia chamada capitalismo, diria um amigo). Sentem algum desdém pelos combatentes de Abril? Parece-me, antes, que tendemos a sobrevalorizar uma militância que uns tiveram certamente mas outros não, colhendo até hoje frutos