Avançar para o conteúdo principal

Fragmentos

EPISÓDIO 5 - POPOL BUG



As contradições da criação, nós e os outros, nós nos outros



    Não para assinalar a efeméride e o seu quinquagésimo aniversário, já que procuramos cumpri-la, apesar de todas as dificuldades sociais e culturais, ao longo dos anos, temos dois debates no Popol Bug. 

No primeiro voltamos a ter connosco o anarquista coroado, Elagabal Aurelius Keiser, daqui a umas semanas o jornalista-crítico Vítor Belanciano.

    A partir de um trecho fílmico do documentário Around the World With Orson Welles, do lettrisme e da poesia sonora, escolha da mulher escrevente deste podcast, lançamo-nos a um conjunto de assuntos que tem aumentado o volume e a tensão de nossas sensibilidades estéticas e pensantes. 

O movimento preconizado pelo romeno Isidore Isou, ajuda-nos a traçar e estraçoar avenidas de compreensão marcadas pela criação de intervalos rítmicos e sónicos, por rimas, aliterações e paralelismos, por assincronias e anfibologias nas relações das imagens e dos sons. Mas não só.

Por via dos desvios de vanguardas que nos precederam, voltamos ao debate das ideias, como o da suposta morte da arte, enunciado de alguns autores, a vontade de poder, os direitos de autor, as estruturas culturais e o que é isso de ser uma entidade independente sendo estruturalmente semelhante a estruturas dominantes na sua exploração. Se o autor está ao serviço da estrutura, no sentido em que não aufere nenhuma recompensa pelo seu trabalho se não tiver como mediador esses papões (um contrato editorial, uma mediação da SPA com mapas de vendas que permitem aferir quanto cabe ao autor e assim recompensá-lo ao longo da vida) trata-se de abuso e de mais um braço do capitalismo, por mais pequeno que seja. Neste episódio há quem desenhe, com gozo perverso, a cultura kinky e BDSM, e talvez isso fosse suficiente para entender que há várias maneiras de contradizer as contradições discursivas dos que gozam de visibilização mediática, no fundo no livro de desenhos Mistérios da Castração de Urano houve quem quisesse mandar para o c*r*lh* as estruturas e as mega-estruturas, as suas promiscuidades e o ego-trip, que é como dizer escrevendo: todos aqueles que alimentam estas trapaças, onde pretensos artistas se tornam coleccionadores das suas obras para assim terem valor no Imenso Comércio do Nada, título do ensaio em andamento da moça: as press releases, as galerias, as técnicas publicitárias que querem persuadir permanentemente como se as nossas caixas de e-mail fossem receptáculos da REMAX pós-cultural mesmo que à entrada tenhamos ‘esta caixa não aceita publicidade’, ainda menos quando vier embrulhada como se de uma recensão empenhada em mudar o estado de sítio se trate. A caminho da meia-idade a força da dita juventude não esmoreceu, apenas se tornou mais selectiva e impaciente.

    Diálogo a três, ou mais, por estarem à mesa os nossos fantasmas predilectos. Ora em consonância ora em dissonância, ressuscitamos o Gil Wolman, o Maurice Lemaitre, o Gabriel Pomerand, o Guy Debord que enveredaram pelos recitais letristas e pela publicação de revistas como a Dictature Letriste e a Ur; o Nietzsche e o Hegel, o Antonin Artaud, as causas e os propósitos daquilo que andamos por aqui a fazer pejados de contradições que urge enfrentarmos todos os dias e cada vez mais.

    Terminamos com sexo e soul music, dizem que é assim que muitas discussões acabam bem, na cama, se for consistente e não do IKEA, de outra maneira podemos acabar, impotentes e no chão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fragmentos

  Amélia Muge com Samora Machel, 1975, Maputo fotografia de António Quadros O passado por pouco que nele pensemos é coisa infinitamente mais estável que o presente … Marguerite Yourcenar   Arrastando tempestades Que nos fustigam as carnes Desfazendo com uivados O que foi a nossa imagem Resto de nós, quase aragem… Amélia Muge Mas, eu assim o quis! F. Nietzsche Breve resumo      Amélia Muge (n.1952) é uma artista polifacetada. Intérprete, compositora, poeta, ilustradora. É também historiadora de formação, e talvez isso explique algumas das suas opções estéticas, como se verá. Sujeito de um contexto social e de um universo artístico especiais – como o são todos, dirão, e tendemos a concordar – marcados por descontinuidades com modelos de produção musical e de recepção precedentes e continuísmos de índole ideológica e sociocultural. Imprime, numa primeira fase, uma linguagem nitidamente engajada ideologicamente e, numa fase sucedânea, dinâmicas entre palavras. Na sua cri

Fragmentos

  O Imenso Comércio do Nada XXI Interessa mais mostrar ao que se vem que zombar ministrando quem já lá estava Vivemos numa altura de rebaixamento de todo o gestuário possuído de frenesim filantropo. Não muito distante de outras fases convulsivas da história; possivelmente muitas pessoas gostam de acreditar que estão a viver o seu próprio poema épico. Vejamos, estão na sua senzala imaginária erguida no interior de baldios ou assumidamente na casa-grande (não é aqui que está o demi-monde? Será o pàrvenú?) suprimem à história o que ela é: realidade, conquista, guerra, conflito, limpam do logradouro duas sublimações espetadas à entrada, Cuidado com a Cadela! e o fraseado do  historiador britânico Eric Hobsbawn, qualquer coisa como: ‘o historiador é aquele que relembra à sociedade aquilo que ela procura esquecer’. Em alturas de insurgência artística, por exemplo, os incendiários parecem estar todos na casa-grande, varre-se dos pinhais a memória e começam a assenhorar-se do terreno alheio.

Fragmentos

O Imenso Comércio do Nada XX   É preciso esquecer para que tudo volte como novo Há momentos em que apetece deitar fora todos os fonogramas recentes com extensas durações de notas musicais para fazer o que uma só faria, ou, meramente, não deixar vir, eliminar antes que se entranhem, como apaguei há duas décadas o açúcar branco e a carne.  Por vezes parecem tentativas preocupadas apenas em manter os becos sem saída de outros, uma obstinação do tradicionalismo; uma tradição que se gozou de vanguardismo foi por não ter pretensões e não almejar ser canonizada. Uma tradição cuja face mais visível até podemos transferir para o presente sem nenhuma demanda extraordinária estilando-a por aí e cantando ao céu, ao sol, à chuva, ‘aqui estou eu fora do resto’. Camaradas, não estamos fora do resto se tudo hoje forem restos de restos de outros momentos e de outros gestos.  Quem passou por um conservatório fora da capital, nos anos oitenta e noventa do século passado, viu-o suspenso no tempo anterior